Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Agenda julho
domsegterquaquisexsáb
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789

TEXTO:
Pesquisa

Paulo Alexandre Barbosa amplia vantagem e lidera corrida eleitoral em Santos

21/08/2012


​A segunda pesquisa IBOPE Inteligência/ TV Tribuna realizada em Santos entre os dias 14 e 16 de agosto mostra o candidato Paulo Alexandre Barbosa, do PSDB, isolado na liderança na disputa pela prefeitura de Santos. O tucano melhora seu desempenho e tem hoje 41% das intenções de voto, contra 35% na medição anterior. A petista Telma de Souza perde 8 pontos percentuais e aparece com 17% das citações. Beto Mansur (PP) oscila positivamente dentro da margem de erro e é mencionado por 13% dos eleitores. Em patamar inferior, aparecem Aquino (PMDB) com 4%, Prof. Fabião (PSB), com 3%, e Eneida Koury, do PSOL, com 1%. Jama, do PRTB embora citado, não atinge 1% das citações.

Os nomes dos candidatos Luiz Xavier (PSTU) e Nelson Rodrigues (PSL) constavam no disco apresentado aos entrevistados, porém não foram mencionados por nenhum deles. Somam 12% aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto, e outros 9% não sabem em quem votar neste momento ou não respondem a pergunta.


Período de campo: De 14 a 16 de agosto de 2012
Tamanho da amostra: 602 eleitores
Margem de erro: 4 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: SAT-SISTEMA A TRIBUNA DE COMUNICAÇÃO DE SANTOS LTDA.
Registro: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº 00318/ 2012
Data de Publicação: 17/08/2012


Espontânea


​Na pergunta espontânea, sem apresentação de disco com os nomes dos candidatos, 33% dos eleitores citam Paulo Alexandre Barbosa, subindo 15 pontos percentuais em comparação à última pesquisa. Telma de Souza repete o desempenho, com 12% das intenções de voto. Próximo a ela aparece Beto Mansur: antes com 4%, tem agora 10% de preferência do eleitorado.

Aquino é citado por 3% dos eleitores e Prof. Fabião por 2%, enquanto Eneida Koury, embora lembrada, não atinge 1% das citações. Aqueles que não sabem em quem votar neste momento ou não respondem a pergunta totalizam 28% dos entrevistados, e outros 11% pretendem anular o voto ou votar em branco.

Segundo Turno

Foram feitas três simulações de um eventual segundo turno no município. No cenário entre Paulo Alexandre Barbosa e Telma de Souza, o tucano lidera com 53% contra 25% das intenções de voto para a candidata. Nesta hipótese, eleitores que dizem anular o voto ou votar em branco somam 16% e outros 6% não sabem em quem votar ou não respondem a pergunta.

Em um eventual confronto entre o candidato do PSDB e Beto Mansur, Paulo Alexandre tem 58% de preferência contra 18% do candidato do PP. Novamente, 16% votariam em branco ou anulariam o voto, e 7% optam por não responder a pergunta ou estão indecisos quanto a quem votar.

Na última simulação, agora entre Telma de Souza e Beto Mansur, os candidatos têm, respectivamente, 36% e 28% de preferência do eleitorado. Neste cenário, o índice de eleitores que dizem votar em branco ou anular o voto é de 27%, enquanto outros 8% não sabem em quem votar ou não respondem.

Expectativa de Vitória

O IBOPE Inteligência também questionou o eleitor sobre quem ele acha que irá vencer a eleição para prefeito em Santos, independente do voto declarado. Com 53%, o mais citado é Paulo Alexandre Barbosa. Beto Mansur é mencionado por 16% dos eleitores e 12% acreditam que Telma de Souza vencerá o pleito. Já 2% citam Aquino, e 1% mencionam Prof. Fabião. Luiz Xavier e Nelson Rodrigues, embora sejam citados, não atingem 1%. Outros 15% não sabem quem será o próximo prefeito ou não respondem a questão.

Rejeição

Quando questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum e com a possibilidade de citar mais de um candidato, Beto Mansur é preterido por 41% dos eleitores, 3 pontos percentuais a menos ao observado na última pesquisa. Praticamente repetindo o índice de rejeição, Telma de Souza é citada por 32% deles. Em patamar inferior e com índices muito próximos, figuram Jama (16%), Aquino (15%), Eneida Koury (14%), Prof. Fabião (12%), Luiz Xavier (12%), Nelson Rodrigues e Paulo Alexandre Barbosa, ambos com 11%. Outros 11% não sabem ou preferem não responder, enquanto 7% dos eleitores dizem poder votar em todos.

Avaliação da administração municipal

A administração de Papa, atual prefeito, foi novamente avaliada e é considerada boa/ótima por 55% dos eleitores do município, enquanto 32% consideram-na regular. Outros 11% acreditam que ela é péssima/ruim. Apenas 2% não respondem ou não sabem avaliar. A aprovação da administração é de 66%, contra 27% que desaprovam.

Para os eleitores de Santos, Saúde é a área mais problemática na cidade, citada por 61% dos eleitores, seguida por Segurança Pública, mencionada por 47%. Outros 39% acreditam que o maior problema é a Educação.

Avaliação das administrações estadual e federal

A administração do Governador Geraldo Alckmin é considerada boa/ótima por 51% dos entrevistados, enquanto 34% consideram-na regular. Outros 12% consideram sua administração péssima/ruim.

Quase metade dos eleitores (52%) avaliam a administração da Presidente Dilma Rousseff como boa ou ótima, 33% a consideram regular e 13% péssima ou ruim.

 

 Outros Graficos

 

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados por variáveis sociodemográficas. Em seguida, clique nas abas abaixo do gráfico para escolher a variável desejada (sexo, idade, escolaridade e renda).

 

Somente desta Rodada            Histórico de todas as Rodadas